REGULAMENTO
 

Regulamento da Mostra Competitiva

Objetivos
A Mostra Amazônica do Filme Etnográfico pretende ser um espaço de difusão e discussão do filme documentário e etnográfico realizado sobre a Amazônia. Seus objetivos envolvem a divulgação de filmes realizados na Amazônia, a reflexão acerca da representação da região no cinema documentário e etnográfico e a promoção do diálogo entre produtores e pesquisadores.

Período
A IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico acontecerá em Manaus entre os dias 27 e 31 de outubro de 2009.

Inscrições
1 - Serão aceitos filmes etnográficos e documentários realizados na região pan-amazônica a partir de 2005, em qualquer formato e tempo de duração, tenham sido ou não exibidos em outras mostras competitivas.

2 - Não serão aceitos documentários sobre o mundo natural, com foco exclusivo na descrição da fauna e da flora, sem a participação de grupos humanos, além de documentários empresariais e de propaganda.

3 - Os filmes serão pré-selecionados pela curadoria da Mostra. A divulgação dos filmes selecionados ocorrerá no próprio site da Mostra.

4 - A inscrição deverá ser feita mediante o envio da ficha de inscrição, de uma cópia do filme em DVD e de materiais de divulgação para produção do catálogo (fotos impressas ou digitais com resolução 300dpi, arquivo jpeg) para o seguinte endereço:

Núcleo de Antropologia Visual /NAVI /UFAM
Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – ICHL
Campus Universitário da UFAM – Av. Rodrigo Otávio Jordão, 3000
CEP: 69077-000
Manaus-Amazonas- Brasil
Telefones: 92-3647-4380 ou 92-3647-4381

5 - O DVD deverá estar identificado com o título do filme, autor, duração e país de origem.

6 - O período de inscrição vai do dia 15 de junho a 15 de setembro de 2009, contada a data de carimbo da postagem.

7 - Os DVDs enviados não serão devolvidos e passarão a fazer parte do acervo do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas, para uso em pesquisa, consultas e atividades culturais e acadêmicas, podendo integrar exibições e mostras itinerantes, sem fins lucrativos, fora do contexto da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.

8 - Os filmes selecionados terão uma cópia enviada à biblioteca do UNINORTE.

9 - Os filmes vencedores poderão ser exibidos na programação de canal universitário de TV, mediante consulta e autorização dos realizadores.

Júri
O Júri será formado por 05 especialistas da área de cinema e antropologia.

Troféus
O júri concederá troféus para as seguintes categorias:
• Melhor Filme Curta-Metragem, com duração igual ou inferior a quinze minutos;
• Melhor Filme Média-Metragem, com duração superior a quinze minutos e inferior a cinqüenta e cinco minutos;
• Melhor Filme Longa-Metragem, com duração superior a cinqüenta e cinco minutos.

Cabe exclusivamente ao júri decidir sobre a premiação oficial da IV Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, ficando o mesmo livre para sugerir alterações no número de premiados em cada categoria caso julgue necessário, devendo tal atitude ser justificada no ato da premiação.

Júri Popular
Durante as sessões competitivas o público poderá votar em seu filme predileto, sendo premiado aquele que somar o maior número de votos ao final da Mostra.